A Rádio Iberoáfrica celebra o Dia Internacional da Mulher, 8 de Março e homenageia todas as mulheres com entrevista a uma empreendedora africana que destaca o papel da mulher angolana na edificação da sociedade.
O Dia Internacional da Mulher está incluído no calendário africano e no calendário do mundo inteiro, celebrado em mais de 100 países como resultado do reconhecimento da data pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde o ano 1975. Hoje sexta-feira, o 8 de Março tem o objectivo de conscientizar a sociedade africana e global sobre a importância dos direitos da mulher.
E para assinalar esta homenagem, a Rádio Iberoáfrica entrevistou Marisa Saiago, uma mulher de negócios, que ao debruçar sobre o papel da mulher na sociedade, descreveu o significado de ser mulher, assinalando que “a mulher representa a força genuína, coragem e exclusividade”, e que segundo a mesma, ao parafrasear a escritora angolana Kanguimbo Ananás, membro da União dos Escritores Angolanos, “a mulher é a elasticidade do universo, por ter o dom de gerar vida”.
Marisa relevou o contributo da mulher nas sociedades desde os primórdios, ao salientar “a Rainha Njinga Mbandi, Rainha do Ndongo e fundadora do Reino da Matamba, traduz a força, audácia e a determinação da mulher angolana e africana”, tendo por conseguinte considerado a presença e a participação da mulher em várias áreas da vida social, política, académica, científica, pois vemos “em Angola como as mulheres vão conquistando por mérito o seu lugar nas áreas estratégicas da vida do nosso país”, Saiago avançou, “hoje é possível termos uma mulher Presidente da Assembleia da República, uma Vice-Presidente da República, vamos assistindo com muito interesse à mulheres com cargos de direcção nos diferentes partidos políticos, mulheres que fazem a diferença nas engenharias, na saúde, nos negócios, na indústria transformadora, no ensino, ciência, tecnologia e inovação, mas é preciso lembrar que a mulher zungueira, agricultora e todas as profissões e condições sociais, todas sem excepção de nenhuma, são a pedra angular para o suporte, desenvolvimento e harmonia da nossa sociedade”, considerou Marisa Saiago.
A jovem empreendedora apela, “a sociedade hoje precisa de se alinhar e conseguir enxergar o outro lado da mulher”, quando ao se dirigir para as mulheres considerou a importância destas olharem para dentro si mesmas e despertarem o potencial de cada uma, buscando o conhecimento e o crescimento pessoal, incentivando-as ao empreendedorismo aliando sempre à formação e capacitação contínua, objectivando uma maior proatividade, para que cada uma consiga encontrar o seu lugar na sociedade.
Marisa Saiago é mentora da empresa GestAgroSul do ramo do agronegócio, e é criadora da marca Gest.Consultoria, dedicada à consultoria, formações, treinamento e mentoria em gestão de recursos humanos e marketing, e ajuda pessoas singulares, pequenas, médias e grandes empresas. Marisa, incentiva as mulheres à busca do autoconhecimento e ao alcance da alta performance nas diferentes áreas de atuação.
“A força está no interior de cada uma de vocês mulheres”, afirmou a especialista de recursos humanos, que ao concluir a sua entrevista cantou trechos da música “Ser Mulher da renomada cantora angolana Lourdes van-Dúnem”… Vale a pena ser mulher, vale a pena ser mulher.
A Rádio Iberoáfrica homenageia todas mulheres do mundo inteiro por ocasião do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, e deseja que todas possam alcançar os seus mais profundos desígnios, com votos de coragem, determinação, saúde, paz e realização.